Loading...

Exposição sobre Canudos e Antônio Conselheiro começa dia 7 de outubro

03/10/2014

Quadros relatam a experiência de um líder messiânico e a derrota da batalha de Canudos 

O Theatro Pedro II vai expor 35 telas em arte naïf que mostram a batalha de Canudos e as várias faces que 13 artistas atribuem a Antônio Conselheiro, líder político e religioso dos sertanejos no interior da Bahia nas últimas décadas dos anos 1890. A exposição será aberta ao público no dia 7 de outubro. Dois dias antes (5/10) completarão 117 anos desde que as forças republicanas exterminaram a população de Canudos (ou Belo Monte), o povoado liderado por Antônio Conselheiro no interior da Bahia.

A guerra, considerada um dos episódios mais sangrentos do país, foi reportada por Euclides da Cunha para o jornal O Estado de São Paulo. Depois, ele a registrou no livro Os Sertões. A série de quadros, que relata a saga de Antônio Conselheiro até a destruição de Canudos, é de Euclides Coimbra, artista naïf ribeirão-pretano que acaba de ser premiado pela Bienal de Arte Naïf de Piracicaba. As obras compõem o acervo do professor e escritor Alexandre Azevedo.

Durante a exposição, que seguirá até 31 de outubro, será exibido um documentário de 15 minutos sobre Euclides da Cunha, cedido pela Casa Euclidiana, de São José do Rio Pardo-SP; e todas as sextas-feiras Alexandre vai ministrar palestras sobre a batalha, Euclides da Cunha e a arte naïf no auditório Meira Júnior, nos períodos da manhã e tarde. 

Arte naïf
É caracterizada pela ausência de técnica e sinônimo de “arte ingênua”, tanto pelos traços quanto pelo modo de ver o mundo. A origem remonta a 1886, em uma mostra ocorrida em Paris (França). Veja mais sobre o assunto, na definição de Alexandre Azevedo.

Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos
Antônio Conselheiro foi líder religioso, peregrino, conselheiro, beato e considerado quase um santo para os sertanejos. Construiu sua própria cidade, Canudos, e, com o povo que o seguia (cerca de 24 mil pessoas) resistiu a três expedições republicanas que, na última, acabou por dizimar a população.Clique para ler o texto de apresentação de Alexandre Azevedo.

Serviço
Exposição “Canudos vista pela arte naïf”
Data: de 7 à 31 de outubro
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Café e auditório Meia Júnior – Theatro Pedro II
Agendamento para escolas: 16 3977.8111

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais