Loading...

Prefeita Dárcy Vera entrega ofício ao governador Alckmin solicitando doação do prédio do Pedro II ao município de Ribeirão Preto

18/05/2015

Ribeirão Preto, 18 de maio de 2015


Ao
Exmo. Sr.
Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo
Ref.: Theatro Pedro II


Prezado Sr,

Meus cumprimentos, em nome de toda Ribeirão Preto. E também em nome dos cidadãos ribeirão-pretanos, neste momento atendendo não apenas a um pedido, mas a um clamor popular, venho solicitar ao Governo do Estado de São Paulo a doação do prédio do Theatro Pedro II para o município de Ribeirão Preto.

O Theatro Pedro II é administrado por uma fundação – a Fundação Dom Pedro II – e é o patrimônio mais admirado da cidade, do qual os ribeirão-pretanos se orgulham. Este teatro tem grande identificação com nosso município. No palco do Pedro II são desenvolvidos projetos de formação de plateia, projetos de iniciação à música e canto e, neste mesmo palco, apresentam-se músicos e artistas locais, grandes nomes de expressão nacional e grandes companhias que lotam as maiores casas de ópera do mundo. A mesma plateia que aplaude companhias de balé e orquestras, se orgulha de ver concertos de música clássica com artistas da cidade, descobertos em projetos socioeducativos, vindos de famílias de condições socioeconômicas desfavorecidas.

Nos últimos anos, a diretoria da Fundação Dom Pedro II vem destinando seus esforços para desenvolver projetos próprios, custeados por verbas de marketing de empresas locais ou através de leis de incentivo fiscal à cultura. Desta forma, toda a cidade vem sendo beneficiada, pois óperas e concertos são produzidos com artistas  locais, profissionais da cidade e estudantes vindos dos cursos superiores de Música oferecidos pelas universidades particulares e públicas de Ribeirão e região. São espetáculos de altíssimo nível técnico e artístico, com ingressos a preços populares, além dos lotes de ingressos gratuitos destinados a escolas públicas e instituições sociais da cidade, o que tem tornado o teatro um ponto de atração de intelectuais, empresários, estudantes, famílias, jovens, crianças, além da população atendida por instituições sociais e também turistas de todo o país ou estrangeiros.

O Pedro II foi inaugurado em 1930 com recursos financeiros de empresários locais e é a principal referência cultural de Ribeirão Preto desde então. O prédio não pertence ao município e sim à antiga Cervejaria Antarctica Niger S/A, conforme registro de propriedade presente no 2º Cartório de Registro de Imóveis de Ribeirão Preto. A cervejaria foi incorporada pela Fratelli Vita Bebidas S/A, razão social da Ambev.

Em 1989, o então governador Orestes Quércia sancionou decreto que declarou o teatro como utilidade pública. A desapropriação era necessária para que o imóvel passasse para o patrimônio do Estado e, posteriormente, pudesse ser doado ao município. Porém, ainda em 1989, a Cervejaria Antarctica questionou, na Justiça, os valores que a Fazenda Pública destinaria para a desapropriação. O caso está na 2ª Vara da Fazenda Pública do Foro de Ribeirão Preto, conforme os dados do processo abaixo.

Processo: 0097889-18.2005.8.26.0506 (4613/2005)
Classe: Desapropriação
Área: Cível
Local físico: aguardando publicação – Relação n° 112
Distribuição: Direcionada – 19/09/2005 / 2ª Vara da Fazenda Pública – Foro de Ribeirão Preto
Juiz: Luísa Helena Carvalho Pita              

O Município de Ribeirão Preto tem o “Termo de Permissão de Uso de Próprio Estadual a Título Precário”, assinado em 22 de junho de 1989, pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Desde sua inauguração, o Pedro II foi adotado como um legítimo bem da cidade. Nos anos em que entrou em decadência tanto física quanto cultural, artistas, cidadãos comuns, estudantes e intelectuais da cidade organizaram um forte movimento para a recuperação do teatro. Em 1982, o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Em 1991 teve início restauração e modernização do teatro. Em 1996, o Pedro II foi finalmente reinaugurado. Um ano antes, em 1995, foi criada a Fundação Dom Pedro II para administrá-lo.

A Fundação tem a finalidade de orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais, promover a defesa do patrimônio histórico-cultural e eventos diversos visando à realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região. Projetos locais, como o “Amigos da Casa”, que valoriza os artistas e a produção artístico-cultural local promovendo apresentações durante todo o ano no palco do Pedro II, e a “Academia Livre de Música e Artes” (Alma), que oferece cursos gratuitos e destaca talentos artísticos entre jovens para encaminhá-los à vida acadêmica e/ou profissional, dinamizam a presença do teatro no universo cultural de Ribeirão Preto e de toda a região e, ainda, validam  a relação de pertencimento que a cidade tem com o Pedro II.

Porém, nos preocupam os fatos de que a Prefeitura de Ribeirão Preto não tem qualquer direito sobre o teatro e que o “Termo de Permissão” que vigora pode ser revogável a qualquer momento.

Oras, o Pedro II é um excelente exemplo de instituição de promoção da educação, cultura, inclusão e democratização do acesso aos bens públicos. Mas os projetos desenvolvidos pela Fundação Dom Pedro II para o teatro dependem significativamente de estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e a doação do bem para a cidade de Ribeirão Preto seria vital para o incremento dos projetos em andamento, para o desenvolvimento de parcerias mais duradouras com a iniciativa privada e para o desenvolvimento outros projetos de maior porte tanto cultural quanto financeiro, sem contar o valor que isso representaria para nossa população que já tem o teatro como o maior bem da cidade.

O Theatro Pedro II, neste momento, necessita de uma grande intervenção física para reforma e modernização. Esses são alguns dos exemplos que nos levam a solicitar ao Governo do Estado de São Paulo a doação do prédio a Ribeirão Preto a fim de que possamos continuar todos os trabalhos iniciados, desenvolver novos programas para a população e promover as reformas e manutenção necessárias.

Aproveito para convidá-lo a visitar o Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, oportunidade em que será muito bem recebido por nossa administração e pela população da cidade, a fim de que conheça os projetos locais e possa responder ao clamor popular para que, finalmente, Ribeirão Preto tenha a posse definitiva deste que é o maior patrimônio cultural da cidade, bem que esta mesma cidade respeita e cuida com todo o zelo possível.


Atenciosamente,

____________________

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais