Loading...

Theatro Pedro II é homenageado com réplica

28/05/2015

Maquete foi construída em quatro meses, com materiais reciclados e será trazida nos próximos dias ao Theatro Pedro II

 

Aos 81 anos, o aposentado Otávio Rodrigues, de Batatais, já coleciona algumas obras de arte criadas nos seus momentos livres. Aos 73 anos, o mecânico se aposentou e deu início a uma nova descoberta: a confecção de maquetes idênticas a equipamentos de valor histórico, como a Igreja Matriz de Batatais. Nesta terça-feira, 26, foi o dia em que o artista teve a oportunidade de conhecer o monumento original que inspirou uma de suas criações: o Theatro Pedro II.

“Sempre tive curiosidade de conhecê-lo por dentro. Estive uma vez do lado de fora, mas não entrei. Estou muito feliz de conhecer esta obra de arte, tão rica em detalhes. É realmente muito bonito”, afirmou Otávio, que desenvolveu a maquete em quatro meses apenas olhando fotos e imagens de TV. Após passar pelos principais espaços do teatro, como o palco principal, onde conheceu a grandiosa cúpula e o lustre desenvolvido pela artista Tomie Ohtake, o artesão foi recepcionado pela presidente da Fundação Dom Pedro II, Dulce Neves, que foi informada sobre a doação do trabalho para o município.

“Peço apenas que ele fique exposto em algum lugar de grande visibilidade, para que todos que visitem o teatro possam ver esse trabalho”, solicitou. A maquete foi construída com materiais reciclados, como madeira, restos de cano PVC e arames encontrados em caçambas de lixo. “Tudo é reaproveitado”, afirma Otávio, que durante a visita a Ribeirão Preto também conheceu sua próxima criação: a Catedral Metropolitana. “Assim que terminar a maquete da catedral, também vou doá-la ao município. A maior recompensa é que as pessoas possam ver o meu trabalho e admirá-lo”, afirmou.

“Ficamos impressionados pela delicadeza e fidelidade da maquete. É uma honra encontrar histórias como essa, que mostra a admiração e carinho das pessoas pelo teatro”, destaca Dulce Neves.

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais