Loading...

Fundação Dom Pedro II apresenta Vocalyse Sexteto + Mogiana Jazz Band

25/08/2015

Projeto cultural “Pedro II para você. Pode entrar!” traz espetáculos de gêneros variados todos os meses

A Banda Mogiana e o Sexteto Vocalyse se unem neste espetáculo e interpretam clássicos de várias vertentes de jazz, em versões e arranjos especialmente realizados para este concerto, que celebra a união de dois grupos muito distintos, porém muito tradicionais em Ribeirão Preto, atuantes em duas correntes opostas: a música vocal à capela e a música puramente instrumental. Desta fusão nasce um concerto histórico, especialmente para os amantes do jazz. No repertório, clássicos do Take 6, Cole Porter, Thelonius Monk, entre outros.

O espetáculo, dia 4/9, às 20h, no Theatro Pedro II, integra a agenda do projeto “Pedro II para você. Pode entrar!”, que consiste em uma programação de oito concertos, sendo um por mês, no Theatro Pedro II, de Ribeirão Preto. Essa série de apresentações artísticas inclui obras de diferentes gêneros musicais de autores do período romântico e moderno.

Programa

Vocalyse Sexteto + Mogiana Jazz Band
Concerto "Standards"
Direção musical e artística:
José Gustavo Julião de Camargo e Lucas Eduardo da Silva Galon
Participação especial: João Magioni (guitarra)
Produção
: Paula Camargo

1 - Mary (D.P.) Arranjo: Mark Kiebble (Take 6)
Contrabaixo: Danilo Paziani

2 - I've Got You Under My Skin (Cole Porter)
Arranjos: Vocalyse e Banda Mogiana

3 - Blues Plus For (Carl Strommen)

4 - Get Away Jordan (D.P.)
Arranjo vocal: Mark Kiebble (Take 6)
Arranjo instrumental: Lucas Galon

5 - My Funny Valentine (Richard Rodgers e Lorenz Hart)
Arranjo instrumental : Dave Wolpe
Arranjo vocal: Vocalyse

Beatles in Jazz:

6 - Blackbird (Paul McCartney)

7 - Stand By Me (John Lennon)
Arranjo vocal: Lucas Galon
Orquestração e arranjos instrumentais: Vitor Zafer

8- Got to Get You Into My Life (Jonh Lennon e Paul McCartney)
Arranjo: Jonh Wasson

9 - Round Midi-Night (Thelonius Monk)
Arranjo: JoãoMagioni / Vocalyse
Guitarra: João Magioni

10 – Orilladel Mar (Jim Martin)

11 - Spreed Love (Mark Kiebble/Mervyn Warren)
Orquestração: Rafael Fortaleza

Sobre Sexteto Vocalyse

Foi fundado por adolescentes entre 12 e 14 anos de idade em 1995, como um típico grupo vocal da tradição das antigas igrejas protestantes. Iniciado como um quarteto vocal especializado na execução de músicas religiosas e spirituals à capela, tornou-se um sexteto em 1998, com a mesma formação que até hoje se mantém. Gravou um CD em 2001 - com baixa tiragem - que hoje é reverenciado por especialistas como uma raridade, não só pelas poucas cópias que restaram (mesmo em tempos de internet), como também pelo caráter experimental das obras nele contidas. Os arranjos, composições e a direção musical está ao cargo de Lucas Galon desde o inicio do grupo. A partir de 2002 o sexteto ganha notoriedade no cenário nacional, apresentando-se no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Florianópolis, em cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. Participou da primeira Bienal de Música Contemporânea da USP em 2004; em 2007 foi considerado pelo publico fã de música à capela como "o melhor intérprete do grupo Take 6 fora dos EUA" em eleição realizada no site deste grupo vocal, considerado o melhor do mundo na modalidade. A partir de 2007 o sexteto ganha um caráter mais experimental, trabalhando novas vertentes oriundas da música regional e popular brasileira, apresentando-se pela primeira vez com a participação de importantes músicos instrumentistas e colaborando em espetáculos também ligados à música de concerto, sempre em pouquíssimas apresentações anuais, o que reforçou ao longo do tempo certa aura "cult" ou "underground" junto ao seu público. Em 2015 o Vocalyse resolve voltar ao cenário para comemorar seus 20 anos, num retorno às suas raízes musicais estadunidenses, num espetáculo comemorativo junto à Mogiana Jazz Band, em seu primeiro concerto acompanhado por música instrumental.

Componentes:

Gabriel Weder - 1º tenor
Lucas Galon - 2º tenor
Luiz Frazon - 3º tenor
Cleiton Frazon - 1º barítono
Fábio Frazon - 2º barítono
Tom Almeida – baixo

Banda Mogiana

Ribeirão Preto, no início do século XX, apresenta um desenvolvimento de suas atividades urbanas modificadas por uma organização sócio-política e econômica mais sólida, impulsionada principalmente pela cultura cafeeira. Neste contexto o lazer toma vulto e torna-se um hábito de relevada importância. Para atender às necessidades deste lazer, muitos espaços foram construídos: o Theatro High-life (1908), o Bijou Teatro (1908) e o Paris Teatro (1909). Estes eram voltados especificamente para uma nova atividade que refletia o espírito da época: as atividades cinematográficas. As exibições regulares foram promovidas pelas empresas proprietárias dos cinematógrafos e as seções trouxeram novo conhecimento; ou seja, um “lazer importado” que provocou uma transformação nos valores dos indivíduos, que eram ancorados até então em uma forte tradição rural. Neste período, a cidade, juntamente com o cinema, passa também a presenciar a formação de vários conjuntos musicais ligados à tradição “estadunidense”: as jazz-bands. Estes grupos possuíam formação instrumental um tanto diferente da usada nas bandas de coreto e com número menor de músicos, uma vez que atuavam principalmente em ambientes fechados; ou seja, nestes novos espaços de lazer. A formação instrumental e o repertório se modificam, e esta nova banda passa executar sambas, choros, maxixes e foxtrotes, e não mais dobrados e abertura de óperas. A Banda Mogiana mantém essas mesmas tradições. Neste concerto, junto ao Sexteto Vocalyse, o grupo novamente se volta para a tradição jazzística, mostrando ainda toda a versatilidade de seus músicos instrumentistas e arranjadores no acompanhamento de um grupo vocal. A Banda Mogiana tem o apoio e realiza atividades de extensão universitária promovidas pelo NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance) do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Componentes:

Paula Naime: flauta/piccolo:
Lara Teo: flauta
Clarineta: Igor Pchhi Toledo
Vanderlei Henrique & Rafael Leme: sax alto
Marcelo Toledo & Dayane Peixe: sax-tenor
Ligia Pires: sax-barítono
José Matsumoto, Mauro Zacharias e Tales Souza: trombone
Paulo Roberto: trombone baixo
Manga Moraes,Denilson Melo, Diego Wilxenski&Werbet Rodolfo: trompete
Leandro Cunha: piano
Vitor Zafer: guitarra
Danilo Paziani: contrabaixo
Duda Lazarini: bateria
Deva Mille: percussão

AGENDA

Projeto: Pedro II para você. Pode entrar!
Vocalyse Sexteto + Mogiana Jazz Band
Data
: 4/9
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II
Ingressos: R$ 20 inteira | R$ 10 meia

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais