Loading...

Vocalyse Sexteto e Mogiana Jazz Band se apresentam no Pedro II

27/10/2015

Sobem ao palco do Theatro Pedro II, no próximo dia 30, a Banda Mogiana e o Sexteto Vocalyse, que interpretarão clássicos de várias vertentes de jazz, em versões e arranjos especialmente realizados para este concerto. A apresentação celebra a união de dois grupos distintos, porém tradicionais em Ribeirão Preto, atuantes em duas correntes opostas: a música vocal à capela e a música puramente instrumental. No repertório serão apresentados clássicos do Take 6, Cole Porter, Thelonius Monk, entre outros.

O espetáculo, que acontece às 20h, no Theatro Pedro II, integra a agenda do projeto “Pedro II para você. Pode entrar!”, que consiste em uma programação de oito concertos, sendo um por mês, no Theatro Pedro II.

Programa

Vocalyse Sexteto + Mogiana Jazz Band
Concerto "Standards"
Direção musical e artística: 
José Gustavo Julião de Camargo e Lucas Eduardo da Silva Galon
Participação especial: João Magioni (guitarra)
Produção
: Paula Camargo

1 - Mary (D.P.) Arranjo: Mark Kiebble (Take 6)
Contrabaixo: Danilo Paziani

2 - I've Got You Under My Skin (Cole Porter) 
Arranjos: Vocalyse e Banda Mogiana

3 - Blues Plus For (Carl Strommen)

4 - Get Away Jordan (D.P.) 
Arranjo vocal: Mark Kiebble (Take 6)
Arranjo instrumental: Lucas Galon

5 - My Funny Valentine (Richard Rodgers e Lorenz Hart)
Arranjo instrumental : Dave Wolpe 
Arranjo vocal: Vocalyse

Beatles in Jazz:

6 - Blackbird (Paul McCartney)

7 - Stand By Me (John Lennon) 
Arranjo vocal: Lucas Galon
Orquestração e arranjos instrumentais: Vitor Zafer

8- Got to Get You Into My Life (Jonh Lennon e Paul McCartney)
Arranjo: Jonh Wasson

9 - Round Midi-Night (Thelonius Monk) 
Arranjo: JoãoMagioni / Vocalyse
Guitarra: João Magioni

10 – Orilladel Mar (Jim Martin)

11 - Spreed Love (Mark Kiebble/Mervyn Warren) 
Orquestração: Rafael Fortaleza

Sobre Sexteto Vocalyse

Foi fundado por adolescentes entre 12 e 14 anos de idade em 1995, como um típico grupo vocal da tradição das antigas igrejas protestantes. Iniciado como um quarteto vocal especializado na execução de músicas religiosas e spirituals à capela, tornou-se um sexteto em 1998, com a mesma formação que até hoje se mantém. Gravou um CD em 2001 - com baixa tiragem - que hoje é reverenciado por especialistas como uma raridade, não só pelas poucas cópias que restaram (mesmo em tempos de internet), como também pelo caráter experimental das obras nele contidas. Os arranjos, composições e a direção musical está ao cargo de Lucas Galon desde o inicio do grupo. A partir de 2002 o sexteto ganha notoriedade no cenário nacional, apresentando-se no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Florianópolis, em cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. Participou da primeira Bienal de Música Contemporânea da USP em 2004; em 2007 foi considerado pelo publico fã de música à capela como "o melhor intérprete do grupo Take 6 fora dos EUA" em eleição realizada no site deste grupo vocal, considerado o melhor do mundo na modalidade. A partir de 2007 o sexteto ganha um caráter mais experimental, trabalhando novas vertentes oriundas da música regional e popular brasileira, apresentando-se pela primeira vez com a participação de importantes músicos instrumentistas e colaborando em espetáculos também ligados à música de concerto, sempre em pouquíssimas apresentações anuais, o que reforçou ao longo do tempo certa aura "cult" ou "underground" junto ao seu público. Em 2015 o Vocalyse resolve voltar ao cenário para comemorar seus 20 anos, num retorno às suas raízes musicais estadunidenses, num espetáculo comemorativo junto à Mogiana Jazz Band, em seu primeiro concerto acompanhado por música instrumental.

Componentes:

Gabriel Weder - 1º tenor
Lucas Galon - 2º tenor
Luiz Frazon - 3º tenor
Cleiton Frazon - 1º barítono
Fábio Frazon - 2º barítono
Tom Almeida – baixo

Banda Mogiana

Ribeirão Preto, no início do século XX, apresenta um desenvolvimento de suas atividades urbanas modificadas por uma organização sócio-política e econômica mais sólida, impulsionada principalmente pela cultura cafeeira. Neste contexto o lazer toma vulto e torna-se um hábito de relevada importância. Para atender às necessidades deste lazer, muitos espaços foram construídos: o Theatro High-life (1908), o Bijou Teatro (1908) e o Paris Teatro (1909). Estes eram voltados especificamente para uma nova atividade que refletia o espírito da época: as atividades cinematográficas. As exibições regulares foram promovidas pelas empresas proprietárias dos cinematógrafos e as seções trouxeram novo conhecimento; ou seja, um “lazer importado” que provocou uma transformação nos valores dos indivíduos, que eram ancorados até então em uma forte tradição rural. Neste período, a cidade, juntamente com o cinema, passa também a presenciar a formação de vários conjuntos musicais ligados à tradição “estadunidense”: as jazz-bands. Estes grupos possuíam formação instrumental um tanto diferente da usada nas bandas de coreto e com número menor de músicos, uma vez que atuavam principalmente em ambientes fechados; ou seja, nestes novos espaços de lazer. A formação instrumental e o repertório se modificam, e esta nova banda passa executar sambas, choros, maxixes e foxtrotes, e não mais dobrados e abertura de óperas. A Banda Mogiana mantém essas mesmas tradições. Neste concerto, junto ao Sexteto Vocalyse, o grupo novamente se volta para a tradição jazzística, mostrando ainda toda a versatilidade de seus músicos instrumentistas e arranjadores no acompanhamento de um grupo vocal. A Banda Mogiana tem o apoio e realiza atividades de extensão universitária promovidas pelo NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance) do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Componentes:

Paula Naime: flauta/piccolo: 
Lara Teo: flauta
Clarineta: Igor Pchhi Toledo
Vanderlei Henrique & Rafael Leme: sax alto
Marcelo Toledo & Dayane Peixe: sax-tenor 
Ligia Pires: sax-barítono
José Matsumoto, Mauro Zacharias e Tales Souza: trombone
Paulo Roberto: trombone baixo 
Manga Moraes,Denilson Melo, Diego Wilxenski&Werbet Rodolfo: trompete
Leandro Cunha: piano
Vitor Zafer: guitarra
Danilo Paziani: contrabaixo
Duda Lazarini: bateria
Deva Mille: percussão

AGENDA
Projeto: Pedro II para você. Pode entrar!
Vocalyse Sexteto + Mogiana Jazz Band
Data
: 30 de outubro (sexta)
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II
Ingressos: R$ 20 inteira | R$ 10 meia

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais