Loading...

PROJETO ALMA

alma

Segue abaixo os arquivos com a lista dos aprovados/2016:

*Audição Alma - Coral

*Audição Alma - Violino

*Audição Alma - Percussão (Projetos/PROJETO ALMA - Resultados)

*Audição Alma - Flauta clarinete (Projetos/PROJETO ALMA - Resultados)

 

SOBRE ALMA

A Academia Livre de Música e Artes (ALMA) é um projeto cultural que proporciona a inserção na música de concerto, especialmente para ópera e musica sinfônica instrumental. A Academia oferece bolsas aos alunos que se destacam em projetos sociais e culturais de Ribeirão Preto e região que oferecem aulas de música, canto e dança. Trata-se do primeiro projeto músico-pedagógico voltado exclusivamente para a experiência artística, proporcionando um caminho para a profissionalização pós-projetos sociais/culturais e a oportunidade de continuar o desenvolvimento artístico em nível superior, criando uma ponte entre o aprendizado básico e as orquestras, coros profissionais, companhias de dança ou faculdades de música e dança.

Na primeira etapa, serão oferecidas 30 vagas para jovens artistas, com idade de 13 a 18 anos. Dentre essas, cinco vagas serão exclusivas para jovens de 18 a 21 anos, que já tocam ou cantam, e cinco vagas para crianças entre 11 e 13 anos que já estejam em nível avançado. As bolsas funcionam como um investimento na profissionalização do aluno, através de um curso pré-universitário de alto nível acadêmico, que oferece todas as disciplinas necessárias para a formação artística de um profissional da música ou canto. As vagas serão distribuídas mediante testes, que serão realizados no Centro Cultural Palace, sob supervisão de uma banca formada por oito nomes importantes da música brasileira, com atuação em Ribeirão Preto.

O objetivo da ALMA é a produção de concertos que agreguem três trabalhos essenciais em artes: a práxis - aprendizado de um instrumento ou canto, prática de orquestra e música de câmara, prática de teatro e técnicas de interpretação; a poiésis - estímulo das capacidades inventivas dos alunos, voltado especificamente ao campo da composição musical e poética; theoria - base obrigatória inerente ao aprendizado da música tanto em seus aspectos práticos quanto inventivos. Além disso, os alunos terão uma compreensão ampla da história e filosofia da música e desenvolverão um ambiente de percepção e apreciação musical.

Após um ano da implantação da ALMA, será formada uma orquestra jovem, um corpo estável de 20 cantores/solistas e 15 bailarinos. Os alunos serão incentivados à carreira solística, tanto no canto quanto no instrumento.

A primeira etapa da Academia iniciou em agosto de 2014 com audição para candidatos a 30 vagas para canto e violino, viola, violoncelo, flauta transversal, contrabaixo acústico, clarinete. A segunda etapa se iniciará em fevereiro de 2015 com mais 30 vagas e incluirá aulas de teatro, percussão, dança e piano.

Patrocinador: 
  Alta Mogiana           

Parceiro
santa helena                                                                                                                                

Arquivo(s)

Informações

Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.

Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Fone: (16) 3977.8111

E-mail: contato@theatropedro2.pmrp.com.br

contato2@theatropedro2.pmrp.com.br

Facebook
Redes Sociais